-Dez pedidos de um cão-

1- Minha Vida dura apenas uma parte de sua vida; qualquer separação de você significa sofrimento para mim. Pense muito nisso antes de me adotar. 2- Tenha paciência e me dê um tempo para que eu possa compreender o que você espera de mim. Você também nem sempre entende imediatamente as coisas. 3- Deposite sua confiança em mim; pois eu vivo disso e vou compensá-lo por isso mais do que ninguém. 4- Nunca guarde rancor de mim se eu aprontar alguma, e não prenda “de castigo”. Você tem outros amigos além de mim, tem seu trabalho e seu lazer, mas eu só tenho você. 5- Converse comigo. Eu não entendo todas as palavras, mas me faz bem ouvir sua voz falando só para mim. 6- Pense bem como você, seus amigos e visitas me tratam. Eu jamais esqueço. 7- Também pense, quando você quiser me bater, que eu posso facilmente quebrar os ossos da mão que me machuca, mas que eu não lanço mão desse recurso. 8- Se alguma vez você não estiver satisfeito comigo, porque estou de mau-humor, preguiçoso ou desobediente, imagine que talvez minha comida não esteja me fazendo bem ou que tenho estado muito exposto ao sol, ou que meu coração já está um pouco cansado e fraco. 9- Por favor, tenha compreensão comigo quando eu envelhecer. Não pense logo em me abandonar para adotar um cãozinho novo e bonitinho. Você também envelhece. 10- E quando chegar meu último e mais difícil momento, fique comigo. Não diga “não posso ver isso”. Com sua presença tudo fica mais fácil para mim. A fidelidade de toda minha vida, deveria compensar este momento de dor.

Amiguinhos do coração

Quer conhecer a salinha dos amiguinhos do Tigre?
Clique na imagem

Aumiguinhos do coração...

Quer ouvir uma musica?é só clicar....au....au....

A linguagem canina

Para entender melhor o que o seu cãozinho esta querendo ''dizer'' com latidos, uivos, lambidas e outras maneiras de expressar, criamos o dicionário da Linguagem Canina, para que você fique atento e entenda o que o seu amiguinho deseja.

- Latindo: O latido pode demonstrar três coisas: um pedido, um aviso e a ameaça de ataque.

1º caso: Quando os latidos apresentarem intervalos longos, do tipo ''au......au......au'', com uns 15 segundos entre os latidos, é porque seu cão está pedindo algo, como água, comida, sua cama ou quer dar uma volta.

2º caso: O latido, de alerta ou de advertência é dado sempre que alguém ou algo estranho se aproxima, ele ainda apresenta outros sinais como abaixar um pouco as orelhas, franzir o focinho e rosnar baixo. Outro bom indicativo é reparar se os pêlos das costas estão eriçados. O latido apresenta intervalos menores entre um e outro, aproximadamente com 3 segundos.

3º caso: Se o seu cãozinho disparou a latir sem parar, é latido de ataque: ele quer defender seu território, ou o dono, sua comida ou até mesmo sua fêmea.
O rosto do cão fica toda franzido, os dentes á mostra, as orelhas abaixadas para trás e ele pode avançar e recuar, pronto para atacar e morder.

- Resmungos: O cão fica resmungando, como se estivesse falando, quando é deixado de lado. É praticamente um queixume, quase como se ele quisesse chorar. Se depois de resmungar ele não for atendido, é fatal que comece a latir.

- Voltinhas em círculo e arranhões antes de dormir: Esse é um hábito herdado da vida selvagem, pois o cão precisava afofar a terra onde dormia. As voltas orientam a direção, norte ou sul.

- Lambidinha: É um beijão em você, só que mais molhado. Trata-se da maior demonstração de afeto de um cão, especialmente quando lamber seu rosto e suas mãos, que são partes mais descobertas e, em geral, que estão em maior contato com o cão.

- Balançar o rabinho: Se a cauda estiver na posição normal, ele está hiper-contente. Se estiver entre as pernas, acuda porque seu cachorro está pedindo socorro. Cães habituados a fazer as necessidades fora de casa podem exibir esse jeitinho, porque estão ''apertados''.

- Uivar: No cio, quando os cães ficam separados das fêmeas, os machos põem a boca no trombone. Em grupo, também fazem isso. É uma herança dos antepassados. Pode ser ainda que o cão esteja uivando de fome ou de solidão, por isso, dê uma olhadinha nele e no seu prato.

- Empurrar com o focinho: Ele só quer chamar sua atenção! Provavelmente, vai mostrar uns olhinhos bem pidões, de quem quer alguma guloseima, dar um passeio, pedindo uma brincadeira ou mesmo uns afagos na cabeça. A ''cutucada'' com o focinho também pode vir acompanhada de uma patada rápida; este sim é um sinal evidente de ''ei, olhe para mim!''

- Cheirar o rabo dos outros cães: Ele está cumprimentando outro animal da espécie canina. Funciona como ''olá, amigo!'' O cão identifica o outro através de um odor individual exalado por uma glândula que existe na região.

- Cobrir as fezes: Segundo uma das teorias, o cão estaria fazendo um controle sanitário, pois encobre as fezes para que outro animal não se contamine com verminose ou outras doenças. Outra corrente acredita que o cão tem este comportamento devido a hábitos adquiridos no passado, quando precisava camuflar seus rastros, para evitar confrontos com possíveis inimigos.

- Barriguinha para o alto: É o sinal de que ''se entrega todo para você''. Numa briga, por exemplo, quando o cão vira de barriga para cima é porque entregou os pontos. Nas brincadeiras, seu cão pode ficar nessa posição, que é uma forma bem legal de lhe agradar, mostra que você é mesmo o dono e que quer carinho.

- Esconder objetos: É um comportamento herdado da vida selvagem, quando o cão estocava sob a terra a comida excedente, prevendo tempos de escassez. O costume se manteve e seu cão pode fazer também tocas ao ar livre, quando possível, ou procurar cantos escuros da casa, levando para lá todos seus objetos e brinquedos preferidos.

- Esfrega, esfrega: Em geral, é uma brincadeira, um pedido de carinho. Se ele deitar no chão, com as patas para cima, não resista e divirtam-se juntos. Se ele ficar passando no meio das suas pernas, feito um gato, é vontade de ser acarinhado.

- Cocô ou xixi nas suas coisas: Xixi nos cantos da casa é coisa de cachorro marcando seu território. Mas se andou sujando as suas coisas, em cima da cama, nos livros, é porque está de mal com você e deixa bem claro! Outra forma de demonstrar zanga canina pode ser despedaçando coisas suas. Nos filhotes, essa é uma atitude comum, mas aí é coisa de infância e basta falar num tem enérgico que eles se aquietam.

- Perseguir gatos: O cão vê os gatos mais como um divertimento do que como uma possível refeição. Estes animais despertam os instintos predatórios e inatos do cão, pois são pequenos, peludos, rápidos e estão sempre prontos a fugir. O cão consegue distinguir perfeitamente os diferentes gatos, e por isso pode conviver muito bem com o gato da família. É muito comum, por exemplo, que o cão persiga um gato estranho no quintal e depois se deite ao lado do gato da casa

Um comentário:

  1. Lindinho da Dinda vim deixar muitoss beijinhoss para você e aproveitar para te oferecer o Selo do Dia das Crianças:)
    Um belo dia para você beijos
    fica com Deus!

    ResponderExcluir